Definição Técnica: Expansão de tecido é um procedimento relativamente simples, que permite ao corpo “gerar” pele extra para uso na reconstrução em quase todas as partes do corpo. Um balão expansor de silicone é inserido sob a pele próximo à área a ser reparada e, em seguida, gradualmente preenchido com água salina ao longo do tempo, fazendo com que a pele estique e cresça. É mais comumente utilizado para a reconstrução de mama após sua retirada, mas, também, é usado para reparar a pele danificada por defeitos congênitos, acidentes, cirurgia e em alguns procedimentos estéticos.
Indicação: Quase todos os que necessitam de pele adicional, podem ser beneficiados pela expansão de tecidos, desde as crianças até os idosos, e tanto homens como mulheres. O procedimento é usado na reconstrução do busto quando não há mais pele para acomodar um implante permanente para o restabelecimento da silhueta de uma mulher. Também é uma boa opção para reparar partes ou porções do couro cabeludo, onde o crescimento do cabelo dificulta a substituição do tecido perdido por tecidos de outras áreas do corpo. A expansão de tecidos produz geralmente resultados quando se trata de reconstruir áreas do rosto, do glúteo, das mãos, dos braços e das pernas. A expansão pode ser mais difícil nas costas, no tronco e outras áreas onde a pele é ajustada à silhueta. A área afetada esteja demasiadamente prejudicada, a expansão provavelmente não é a melhor opção, já que a pele em boas condições é a primeira das exigências para que o tratamento funcione.
Vantagens e desvantagens: Até pouco tempo atrás, limitava-se nos procedimentos com retalhos de pele e transplantes para reconstruir o tecido afetado. A expansão de tecidos, portanto, traz uma técnica adicional com várias vantagens. Primeiro, a expansão oferece uma semelhança quase perfeita da cor da pele, da textura e das qualidades de produção de pelo. Segundo, como a pele permanente é conectada a área doadora junto com seu suprimento de sangue e tecido nervoso, existe um risco muito menor que o tecido morra. Além disso, devido à pele não ser movida de um lugar a outro, as cicatrizes geralmente são menos aparentes. Por outro lado, a expansão da pele tem uma desvantagem clara, o tempo requerido para crescer nova pele. Dependendo da área que será reconstruída, a expansão de tecidos pode durar de três a quatro meses. Durante este tempo, o expansor cria o que pode parecer uma inflamação, o qual é o mais desejável na reconstrução do busto, mas pode ser bastante notório para alguém que esteja tentando reparar seu coro cabeludo ou alguma outra área do corpo. Ademais, o procedimento requer várias visitas ao cirurgião para a injeção da água salina que preenche o globo. Para certas pessoas, a inconveniência e a aparência obviam de um expansor são suficientes razões para buscar outros procedimentos alternativos.
Toda cirurgia apresenta riscos e incertezas: A expansão dos tecidos podem produzir resultados significativos. Mas como com qualquer operação, existem riscos associados à cirurgia e suas complicações. A preocupação mais comum é que o expansor de silicone usado nestes procedimentos se rompa e/ou rasgue. Embora os expansores sejam testados de maneira rigorosa e colocados com cuidado, ocorrem algumas fugas. Se o expansor começa a apresentar uma fuga, a solução de água salina, usada para preencher o globo é absorvida sem nenhuma complicação para o corpo e o expansor então deve ser substituído em um procedimento menor. Uma pequena porcentagem dos pacientes desenvolvem uma infecção de tecidos ao redor do expansor. Embora isto possa ocorrer em qualquer momento, é mais comum ser visto em poucas semanas após a inserção do expansor. Em alguns casos, o expansor pode ser removido por vários meses até que a infecção esteja totalmente curada. Um novo expansor pode ser colocado neste momento. Talvez haja alguma preocupação a respeito do uso de um expansor de tecidos de silicone neste procedimento devido ao que o Food & Drug Administration (FDA) apresenta algumas considerações a respeito dos implantes de seios feitos com silicone. Neste momento, o regulamento do FDA não afeta os expansores de tecido pelo fato de que são preenchidos com água salina, não silicone, e ficam no lugar somente por seis ou 10 semanas, não de maneira permanente. Assegure-se de perguntar, caso queira saber um pouco mais a respeito destas recomendações do FDA.
Planejando sua cirurgia: Durante sua primeira consulta, o Dr.Ferrer avaliará sua condição. Sua idade, a condição da pele, a história médica e outros fatores o ajudarão determinar se você se beneficiará com a expansão de tecidos. Sua flexibilidade e tolerância aos inconvenientes associados com este procedimento o ajudarão determinar se realmente deseja submeter-se ao procedimento ou não. Além de discutir suas expectativas e o entendimento do procedimento.
Pré-operatório: O paciente receberá instruções específicas sobre como se preparar para a cirurgia, incluindo manuais específicos sobre a alimentação e as bebidas, o cigarro, e tomar ou evitar certos medicamentos. Se sua cirurgia for realizada em uma instalação ambulatorial você deverá solicitar que alguém que te leve para casa quando termine a cirurgia, e que te ajude durante um dia ou dois, caso seja necessário. Embora as maiorias dos procedimentos de expansão de tecidos sejam realizadas em uma instalação ambulatorial alguns casos necessitam ser realizada em hospitais; o tamanho e a localização da expansão, assim como as preferências e segurança do paciente, ditarão onde a cirurgia será realizada.
Tipos de anestesia: O procedimento poderá ser feito com anestesia local, combinado com um sedativo que lhe deixará um pouco zonzo. Estará acordado, porém, relaxada, e sentirá certo incômodo. Em alguns casos o Dr.Ferrer pode preferir o uso de anestesia geral, com a qual dormirá durante toda a operação.
A cirurgia: Na maioria dos casos, a operação inicial leva de uma a duas horas, dependendo do tamanho e da área de pele que deve ser expandida. O cirurgião começará fazendo uma pequena incisão na área da pele que deve ser reparada, e fará todo possível para fazer que a incisão seja o menos notória possível. Logo será inserido o globo expansor de silicone em um bolso criado abaixo da pele. O expansor inclui um tubo fino junto com uma válvula que se fecha automaticamente que permite ao cirurgião preencher gradualmente o globo com solução salina. A válvula é colocada debaixo da superfície da pele. Uma vez que a incisão esteja sanada, será solicitado que você retorne ao consultório de maneira periódica para que o expansor receba injeções com mais solução salina. Conforme o expansor vai se enchendo, sua pele começará a esticar. Em certas pessoas, este procedimento pode der um pouco. Quando a pele tenha se estendido o bastante para cobrir a zona afetada, se realizará uma segunda operação para retirar o globo e recolocar o novo tecido. Na reconstrução do busto, a cirurgia que deve remover o expansor e colocar o implante permanente é relativamente breve. As cirurgias mais complexas, para se restabelecer a pele em zonas como o couro cabeludo ou o rosto, tomarão mais tempo, e talvez requeiram mais de uma sequência de expansões para completar satisfatoriamente.
Recomendações pós-operatórias: Como você vai se sentir depois da cirurgia é algo que depende bastante da extensão e da complexidade da cirurgia. A cirurgia inicial para colocar os expansores faz com que a maioria dos pacientes sinta um leve desconforto que pode ser controlado com medicamentos que serão prescritos ao paciente. Talvez sinta um certo incômodo cada vez que se injeta um pouco mais de solução salina no expansor, este incômodo usualmente demora de uma a duas horas. O procedimento de seguimento para remover o expansor e colocar o novo tecido pode criar certo incomodo, mas isto também pode ser controlado com medicamentos.
Tempo de Recuperação: Novamente, a rapidez para retomar suas atividades rotineiras depende da duração, da complexidade, e do tipo de cirurgia que você se submeteu. Para os pacientes que se submeteram à reconstrução de busto, se a expansão do tecido não está relacionada com a remoção do busto, as atividades normais podem ser retomadas em um ou dois dias. A maioria dos pacientes de expansão de tecidos descobrem que podem manter sua rotina normal quando o expansor está em seu lugar. Após a segunda operação, a maioria dos pacientes estará bem na primeira semana.
Resultados: Geralmente, os resultados da extensão de tecidos são superiores a outros procedimentos usados para reconstruir a pele danificada. Porém, tenha em mente que o objetivo é obter uma melhora e não chegar a perfeição. Para a maioria dos pacientes de expansão de tecidos, o procedimento melhora bastante a aparência e a qualidade de sua vida depois da cirurgia. Se você é uma pessoa saudável, psicologicamente estável e tenha expectativas realistas, provavelmente estará muito satisfeito com o resultado que terá com este procedimento e com sua nova aparência.